• Jociandre Barbosa

PALESTRA MOTIVACIONAL: Como fazer uma palestra motivacional para sua equipe?

Atualizado: 31 de mai.


Público atento a palestra emocional
Palestra Motivacional

Esse artigo é destinado tanto para aqueles que querem contratar uma palestra e não sabem como fazer a tomada de decisão (Contratantes), como para aqueles que desejam, eles mesmos, fazerem uma palestra motivacional para sua equipe ou clientes (Palestrantes).


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Um dos maiores desafios de todo gestor é manter funcionários motivados dentro da empresa, algo que necessita ser valorizado cada vez mais no mundo dos negócios. No entanto, essa nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso inovar sempre, fazer campanhas motivacionais e utilizar variadas ferramentas, tais como benefícios, condições de trabalho, gestão participativa, e desenvolvimento humano e profissional por meio do treinamento e da palestra motivacional.


Como motivador de equipes desde 1999, posso garantir que o sentimento de motivação é o grande encorajador dos funcionários para que desenvolvam seu potencial e alcancem maiores resultados para eles mesmo e as empresas / marcas que representam. Porém, a motivação, por ser um combustível incrível do potencial humano e profissional, ele também se esvazia, não estamos motivados o dia todo e nem o tempo todo. Assim, o sucesso que um profissional tem hoje dentro de sua empresa não é garantia de sucesso para amanhã.


É aí que entra a palestra motivacional. Ela tem o poder, empiricamente comprovado, de reviver os motivos que levam o profissional a ser cada vez melhor, mais integrado com o restante da equipe e com a missão da corporação.



QUAL A MELHOR PALESTRA MOTIVACIONAL?


Como escolher uma palestra motivacional diante tantas alternativas no mercado?


Para que uma palestra motivacional seja eficiente, ela precisa ser adaptada ao contexto em que a empresa vive, apontar alternativas para os desafios existentes e despertar a criatividade para as oportunidades oferecidas pelo mercado. Por isso, a melhor palestra motivacional é aquela que possa ser personalizada aos interesses da empresa. Dispense a palestra motivacional enlatada, com tema único e feita por profissionais que não conhecem a rotina do mundo dos negócios.


Como empresário no segmento, realizando mais de 2.600 palestras em todo Brasil ao longo dos 20 anos, o que aprendi foi que a melhor palestra motivacional é sempre àquela que apresenta um equilíbrio entre a razão e a emoção do público, ela deve despertar emoções diversas, impactar, mas também deve aguçar a inteligência, o desejo de aprender mais e oferecer conhecimento prático para que o participante possa colocar em prática, já no dia seguinte, as mudanças que foi despertado para fazer durante a palestra. Por isso, me recuso a fechar contratos in company que não me permitem conversar antes com um gestor ou membro da empresa, conhecer o cenário em que a organização vive e seus sonhos para o futuro. Palestras motivacionais abertas ao público, promovidas para diversos segmentos aí sim, podem ser conduzidas sem essas preocupações. Nesses eventos busco apresentar um show motivacional com objetivo único de impactar o ouvinte a agir de forma assertiva e proativa, na vida e no trabalho.


Sendo assim, a melhor palestra motivacional é aquela que poderá ser adaptada aos objetivos da empresa ou do contratante.



O QUE FALAR EM UMA PALESTRA MOTIVACIONAL?


palestra motivacional o que falar e o que não falar em uma palestra motivacional?
O que falar em uma palestra motivacional

Antes de escolher o palestrante, você deve escolher o tema da palestra motivacional que será apresentada. Você pode também realizar uma palestra para sua equipe. Vou lhe entregar algumas dicas algumas dicas fundamentais para ambos os casos.


É preciso entender a razão da escolha do tema principal. Segundo as principais agências de palestrantes, por ordem de importância, aqui vão os temas mais solicitados para uma palestra motivacional:


1º Palestra Motivacional de Vendas – Essa é a palestra motivacional ideal para convenções de vendas, fechamento e abertura de metas, apresentação de um novo ou novos produtos / serviços ao mix oferecido, educação continuada para vendedores, contratação de nova equipe de vendas ou abertura de novos mercados e filiais etc. Obviamente, a palestra deverá, além de encorajar a equipe para o trabalho, oferecer ferramentas para equipe aumentar as vendas com técnicas de prospecção, abordagem, fechamento de vendas entre outras centenas de competências que devem ser desenvolvidas. Como essa é minha principal especialidade, quero lhe ajudar: em nosso Canal no Youtube, oferecemos inúmeras dicas e técnicas que você pode aplicar para o seu pessoal. E totalmente de graça. Inscreva-se agora lá e deixa seu comentário para eu saber que você veio da leitura desse artigo. Faça também perguntas e apresente as dificuldades que sua equipe enfrenta que eu costumo gravar vídeos a partir de tais comentários. Combinado? Aqui no Blog e lá no Instagram, além de meus livros também ofereço milhares de dicas valiosíssimas. Veja também os temas que apresento nas Palestras: Supervendas: os segredos dos vendedores milionários; Vencendo com Vendas; O Pulo do Gato em Vendas B2B; O Pulo do Gato em Vendas no Varejo; e a Palestra Como Vender de Porta em Porta.


Saiba tudo sobre palestra de vendas nesse artigo: Palestra de Vendas


2º Palestra Motivacional para o Atendimento – Essa palestra é muito parecida com a anterior, já que o bom atendimento é uma venda bem-feita de sua marca. Porém as dicas devem ser adaptadas ao contexto da empresa (Um atendimento feito em clínica hospitalar é totalmente diferente de um atendimento de loja, por exemplo). Conheça e copie os temas que abordo na palestra Supervendas com Qualidade no Atendimento.


3º Palestra Motivacional sobre Inteligência Emocional – Mesmo que não use especificamente esse termo, o terceiro principal tema buscado por contratantes é àquele voltado aos relacionamentos e à inteligência que está por trás de tudo. Desenvolvendo a inteligência emocional, o colaborador melhora seu potencial para o trabalho em equipe, para lidar melhor com pessoas, sema colegas, superiores ou clientes. Na palestra As Janelas da Inteligência no Trabalho desenvolvemos esse tema aplicado à diferentes cenários. Nessa palestra motivacional são abordados assuntos ligados à administração de emoções, a fim de atingir objetivos profissionais estabelecidos.


4º Palestra Motivacional sobre Inovação – A inovação no mundo dos negócios, significa ser aberto e está equipado para as mudanças atuais, assim como ser volúvel e está ferramentado para às possíveis e às inesperadas mudanças que possam ocorrer no futuro. Num cenário de incertezas na qual vivemos, cada vez mais empresas buscam temas voltados à inovação para seus eventos empresariais. Ao escolher uma palestra motivacional sobre inovação, o gestor não deve buscar somente temas voltados à inovação tecnológica e processos, mas principalmente para a inovação da mente e atitudes de seus colaboradores frente aos desafios mercadológicos da atualidade. Veja e copie os temas que abordo na palestra Inove e Vença.


5º Palestra Motivacional sobre Liderança – A capacidade de liderar em momentos de crise e oportunidades é bastante complexa e precisa ser desenvolvida por todos os gestores seja em qual hierarquia for. Criatividade, inspiração, discernimento para tomadas de decisão, comunicação assertiva estão estre as dezenas de competências essenciais para quem lidera. Na palestra motivacional Liderando com Criatividade você poderá encontrar alguns dos temas que devem ser abordados em palestras sobre liderança.


6º Palestra Motivacional sobre Gestão de Negócios – Seja no Agrobusiness, no varejo, na indústria ou no mercado de serviços. O mercado de palestras sobre gestão de negócios é bem aquecido. Essa palestra deve ser um celeiro para criação de novas ideias, com exemplos práticos vivenciados pelo palestrante no próprio negócio ou nas empresas em que prestou consultoria. Como exemplo posso citar os temas que abordamos nas palestras A Evolução do Cliente e Lucratividade em tempos de Crise.


7º Palestra Motivacional para Professores – Acredito que o profissional que mais precisa de um momento de descontração com insights positivos para o seu trabalho e vida pessoal seja o professor. Aquele que usa a fala como ferramenta de trabalho é quem mais precisa ouvir, se alimentar de conhecimentos e ideias criativas para melhorar o seu relacionamento com os alunos. O que falar nessa palestra motivacional? Os temas para essa palestra podem ser desde àqueles relacionados à inteligência emocional, como aos voltados à comunicação e outras ferramentas úteis para o processo de ensino/aprendizagem. No entanto, não pode ser uma palestra muito técnica, não se trata de uma oficina ou treinamento, mas sim de um momento motivacional de lazer e entretenimento. Eu sou muito grato aos professores. Por isso, além das palestras contratadas, todos os anos, faço ao menos 2 palestras voluntárias em semanas pedagógicas, por exemplo, cobrando somente as despesas, mas sem honorários. Tenho grande prazer também de aplicar o workshop As janelas da Inteligência no Processo Educacional.



COMO FAZER PALESTRA DE MOTIVAÇÃO?


O que fazer em uma palestra de motivação. Aprenda como fazer uma palestra motivacional de sucesso
Como fazer uma palestra motivacional?

Durante a palestra motivacional, os participantes devem ser convidados a fazer uma reflexão, tanto da vida profissional quanto pessoal. Por isso é importante que o palestrante motivacional tenha vivido as experiencias que vai compartilhar. Essa emoção é indispensável para o sucesso do evento. O palestrante deve estar apto a se comunicar com diferentes públicos e adaptar a sua linguagem para o público ouvinte. Suas palavras devem despertar comportamentos e atitudes que resultem na formação de um pensamento mais centrado, na gratidão e satisfação pelo serviço que o ouvinte exerce, incentivando-o a ser mais comprometido com a empresa. Como fazer palestra de motivação? Para alcançar o sucesso almejado, deve-se atentar para os seguintes passos:



1. Defina o objetivo da palestra motivacional


Uma boa palestra motivacional deve ser focada em um objetivo específico, mesmo que traga diferentes assuntos em seu esboço. Entender e definir esse objetivo é o primeiro passo. Ao ler os principais temas que mencionei no tópico anterior desse artigo, você entendeu que o tema central deve ter um link muito íntimo com o objetivo a ser tratado, correto? O que está sendo buscado pelo contratante, o que ele deseja? Melhorar as habilidades interpessoais de seus colaboradores? Empoderar a equipe? Conscientizar os funcionários de suas obrigações? Motivá-los a trabalhar com mais alegria e satisfação? Vender mais e melhor? Somente com o objetivo definido é que você conseguirá traçar um esboço eficiente para sua fala.



2. Conheça o público que vai assistir a palestra motivacional


O bom e velho ditado “Em terra de sapo, de cócoras com ele” nunca foi tão necessário quanto na elaboração de uma palestra. Busque entender os desafios enfrentados pelos ouvintes. Falar o que eles precisam ouvir da forma que querem escutar deve ser a missão do palestrante motivacional.


Assim, a palestra motivacional deverá ser um elo de identificação do ouvinte com o palestrante, criando engajamento e fazendo com que ele pense: “Incrível, parece que o palestrante conhece minha vida e minha rotina, ele sabe o que está falando. Vou escutar o que ele tem para me ensinar”



3. Crie o clima motivacional necessário de forma personalizada


Não lembro quando, mas há muito tempo escrevi um artigo sobre este tema: Não podemos motivar as pessoas. Simples assim! Você não consegue motivar as pessoas, mas sim criar o clima motivacional necessário. Pois a motivação só é eficiente quando ocorre de dentro para fora. Ou seja, a automotivação. Pessoas automotivadas encontram energia para continuar tentando mesmo quando as coisas não estão indo muito bem.


Um bom palestrante motivacional é aquele que desperta a motivação que cada pessoa já possui e aflora quando ela se recorda ou identifica melhor o seu propósito de vida.


A pergunta é: como criar o clima motivacional adequado por meio de uma palestra motivacional? 1º Conhecendo os desafios da equipe, as dificuldades que eles encontram para conseguirem resultados melhores; 2º Falando de coração para coração.


Por isso, antes de iniciar o seu discurso, um palestrante motivacional deverá usar o seu conhecimento e experiências de vida para escolher os assuntos que serão mencionados no decorrer da palestra de forma que desperte motivação em quem ouve. Mas deverá, principalmente, estar ciente de que falará com seres humanos, emocionais, que podem ter razões justificáveis para não serem mais produtivos, para não confiarem nas pessoas e respectivamente em seus colegas de equipe; que podem ter motivos, mesmo que não justificáveis aos olhos dos outros, para não acreditarem em seu potencial para fazer melhor, acreditam que não são capazes. Falando de coração para coração, ou seja, mostrando que está sujeito ou enfrentou os mesmos conflitos internos, o palestrante criará o clima necessário para que a motivação ocorra de forma espontânea em seus ouvintes. Isso é arte, psicologia e ciência.



4. Estruture a palestra motivacional


Agora que já temos as informações sobre o objetivo da palestra motivacional, sobre o público e suas limitações, chegou o momento de estruturar a palestra de forma impactante e com uma linha de raciocínio clara, contendo começo, meio e fim.


Não devemos ignorar essa etapa, pois o planejamento da palestra motivacional é tão importante quanto a sua execução.


A abertura precisará ser impactante, surpreendente e despertar o interesse do público em continuar lhe ouvindo, a apresentação dos tópicos deverá ser bem estruturada e lógica, também dinâmica, utilizando recursos audiovisuais que ajudem a fixar os assuntos mais importantes na mente do ouvinte. O encerramento deverá ser emocionante, convidando o ouvinte a querer agir e não apenas ouvir. Ficar com vontade de colocar em prática os conhecimentos em cada oportunidade que tiver.


5. Seja um bom contador de histórias


Use histórias. Boas histórias ilustram a palestra motivacional facilitando o aprendizado e fazendo com que o ouvinte use sua imaginação, isso desperta a criatividade. Jesus, o maior comunicador de todos os tempos usava metáforas em suas falas. Os maiores comunicadores em todos os tempos, fizeram e continuam fazendo isso. Essa é a forma mais antiga de ensino. A escrita ainda nem existia quando nossos antepassados usavam as histórias para transmitir informação, lições de vida. Ou seja, sua eficácia é amplamente comprovada. Quanto mais divertida e intrigante for a palestra motivacional, maior será a chance de que os ouvintes foquem na apresentação.



COMO ESCOLHER UM PALESTRANTE MOTIVACIONAL?

Tendo a mãos as informações dadas até aqui, creio que você está mais preparado para realizar uma palestra motivacional para sua equipe. No entanto, sabemos que nem sempre isso irá dar certo, pois como reza o velho ditado “Santo de casa...”. Nada se compara a conhecimento repassado por uma pessoa de fora da empresa e que tenha, não apenas habilidades com palestras motivacionais, mas principalmente ampla experiência em fazer isso.


Na hora de escolher um palestrante motivacional para seu evento, cabe observar alguns requisitos indispensáveis:



Histórico profissional do palestrante:


Evidentemente, existem bons palestrantes em início de carreira. No entanto a velha máxima de que a prática traz perfeição também se aplica ao palestrante motivacional. Esses dias revi meu primeiro DVD, uma palestra motivacional gravada em fevereiro de 2001. O público gostou muito da palestra e fui aplaudido de pé. No entanto, se a mesma palestra fosse realizada hoje não teria tido tanto destaque, pois o público está muito mais exigente. Eu pensei: “Meu Deus como eu evolui durante esse tempo!” Claro que eu ainda tenho muito que aprender, sou um mero aprendiz na arte de falar em público, mas graças à Deus que não sou o mesmo de antes. Sinceramente corei de vergonha ao assistir alguns trechos do meu antigo DVD.


Dê oportunidade aos novos palestrantes, mas também fique atento aos mais experientes. Principalmente quando seu evento envolver maiores reponsabilidades e resultados mais expressivos.



Analise a experiência do palestrante motivacional com o tema


O palestrante é alguma autoridade no tema proposto? Possui livros sobre o tema, escreve artigos a respeito em revistas, jornais ou Blog pessoal? Defendeu artigos científicos sobre o que fala? Viveu experiências, atuou de forma bem-sucedida naquele segmento? Eu sei que sou suspeito para falar isso, já que escrevo muitos artigos, livros e estudos sobre os temas que apresento. Também fui vendedor e gestor de vendas por um bom tempo, consultor de empresas atuando nos mais diversos segmentos e sou empresário, conheço o dia a dia das organizações etc. Mas é que vejo muitas palestras motivacionais feitas por pessoas sem experiência com o tema, abordando aquilo que aprenderam em livros... Não vejo nada de errado em aprender com livros, pelo contrário, mas nada substitui a experiência real. Muitas vezes o livro foi escrito originalmente por uma pessoa de outro país ou outra época, outro cenário econômico ou mercadológico. Então, por mais interessante que os assuntos da palestra motivacional pareçam, nem sempre eles serão funcionais.



Peça depoimentos de outros contratantes


Acredito que esse deva ser o fator mais determinante na tomada de decisão para escolher uma palestra motivacional, principalmente se você ainda não conhece o palestrante. O que o palestrante motivacional ou sua equipe falam sobre ele jamais poderá ser mais forte do que falam os contratantes ou participantes das palestras. Principalmente os depoimentos em vídeo. Imagine só: o sujeito pagou caro pela palestra e ainda grava um vídeo dando sua opinião sobre a mesma e agradecendo ao palestrante por isso. Acredite: se a palestra motivacional não for no mínimo surpreendente, ninguém fará isso, muito menos empresários importantes do mercado.


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Jociandre Barbosa é palestrante motivacional, escritor e editor de livros sobre desenvolvimento humano e profissional da UNISV

Palestra Motivacional Jociandre Barbosa o melhor palestrante de motivação em vendas do Brasil

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