• Jociandre Barbosa

QUERO SER PALESTRANTE - Parte 1

Atualizado: 31 de mai.

palestrantes-quero-ser-palestrante

Constantemente recebo e-mail e telefonemas de profissionais que desejam ingressar na promissora carreira de palestrante. Eles querem ajuda para serem reconhecidos ou dicas de como transformar suas ideias em palestras vendáveis. Respondo todos os e-mails com muito carinho e apreço, no entanto, demoro em responder a todos, devido ao grande fluxo de solicitações. Desta forma, resolvi submeter este artigo, com a finalidade de responder a tais e-mails de forma coletiva, disponibilizando um link para esta página. No entanto, me coloco à disposição de responder os comentários, caso este artigo não atenda aos seus anseios.


Acredito que há espaço para todos na carreira de palestrante. Desde que você tenha certeza de que é isso mesmo que você deseja, e possua os atributos mínimos necessários, você poderá ingressar no mundo extasiante do mercado de palestras.


Eis ai 4 dicas para você decolar:


1 - Para ser um palestrante, não perca oportunidades de realizar uma palestra:


Na atualidade meus honorários por palestra podem chegar a R$ 8.000 por duas horas de apresentação. No entanto, por muitas vezes tive que falar de graça para que meu trabalho recebesse alguma consideração ou indicação posterior. Não pense que todos serão gratos em indicá-lo para uma empresa, mas você pode preparar cartas de recomendações para que os mesmos assinem.


Funciona assim:


Consiga espaço para falar gratuitamente em eventos importantes de sua cidade ou estado. Faça um formulário breve para que o ouvinte possa pontuar algumas características de suas palestras. Até hoje utilizo um formulário para avaliar meu desempenho com os seguintes dizeres e itens (fique à vontade em copiar):


"Gostaria de ouvir sua opinião para que eu possa aperfeiçoar minha apresentação atendendo suas expectativas.
Por favor, pontue de 1 a 10 para cada item, sendo 1 para muito insatisfeito e 10 para muito satisfeito:
a) Performance do palestrante ( )
b) Slides e apresentações visuais utilizadas ( )
c) Relevância do conteúdo apresentado ( )
d) Sente-se mais estimulado a colocar novas ideias em prática ( )
e) Tais ideias poderão ajudá-lo em sua carreira e no desempenho de seu trabalho ( )

Por favor, deixe seu depoimento, crítica e/ou sugestão:

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

_____________________________________________________________

Acrescente a este formulário espaço opcional para nome e telefone do participante. Posteriormente, transforme cada formulário positivo em um depoimento e marque um horário por telefone com o participante para que ele possa assinar o depoimento. Em seguida você poderá utilizar estes depoimentos em sua apresentação de venda.

Leia a continuação deste artigo

Jociandre Barbosa

Palestrante, Escritor e Editor de Livros e Revistas sobre Desenvolvimento Humano da Editora UNISV

www.jociandre.com.br

#palestrante #queroserpalestrante

7 visualizações0 comentário