• Jociandre Barbosa

7 hábitos de um empreendedor de sucesso que você deve imitar


O que faz um empreendedor de sucesso se destacar dos demais, nesse mercado tão competitivo e maluco no qual vivemos?


Como consultor de empresas na área de gestão comercial e palestrante motivacional, convidado para os mais diversos eventos corporativos, tenho conhecido centenas de empreendedores bem sucedidos em quase todo o Brasil. Aprendo muito com eles, mas gosto também de observar o cenário mundial no mundo dos negócios. Com esses guerreiros do amanhã, percebi algumas atitudes em comum. São hábitos adotadas, não sei se estrategicamente, ou se involuntariamente, nos empreendedores que conseguem manter negócios estáveis e sustentáveis, mesmo em meio aos desafios mercadológicos de cada época e lugar.


Neste artigo vamos enumerar alguns desses hábitos, que todo empreendedor deve imitar.


Boa leitura!


7 hábitos dos empresários de sucesso
Empreendedores de Sucesso

O que é um empreendedor de sucesso?


Um empreendedor de sucesso é conhecido como alguém diferente dos demais, que está disposto a fazer o que a maioria não faz para alcançar seus objetivos. Ele continua quando muitos em seu lugar desistiriam muito facilmente. Não se envergonham do fracasso e se levantam mais forte de cada tombo que levam. Estão dispostos a mudarem suas estratégias e até de negócio quando necessário, sem perder a energia e a vontade de vencer. Aqui mesmo em minha cidade, Senador Pompeu CE, tenho um amigo que depois de sofrer uma falência no ramo varejista, reiniciou sua jornada como prestador de serviços e, mesmo poucos acreditando no seu sucesso, veio a ter bom êxito em seus negócios, como nunca antes havia tido.


Além ser diferente, ser persistente e ter visão mais estratégica que as outras pessoas, o empreendedor de sucesso adota hábitos, em suas negociações, que poucos conseguem enxergar. Entre os quais:



1. O empreendedor de sucesso recebe a opinião do cliente como moeda de valor


Eu sempre digo em minhas palestras para empreendedores:


Ame o cliente que reclama e volta, o seu problema é com o cliente que não reclama e desaparece. - Jociandre Barbosa

A grande maioria dos empreendedores se chateia com clientes que reclamam, mesmo que educadamente, de seus produtos ou serviços. Costumam revidar com o pensamento de que "ninguém reclamou disso antes". Sim, as pessoas costumam não ter coragem de reclamar, preferem se afastar calados e divulgar somente para os seus amigos e conhecidos sobre o que aconteceu.


A reclamação ou opinião de um cliente nem sempre é um fator determinante para tomada de decisão imediata, mas é um valioso termômetro de análise dos processos para um empreendedor de sucesso.


empreendedor de sucesso Ben & Jerry Ice Cream
Ben & Jerry Ice Cream

Uma das marcas mais vendidas de sorvetes no mundo é a Ben & Jerry Ice Cream com faturamento de quase US$ 2Bi anuais. A dupla de magnatas Ben Cohen e Jerry Greenfield consideram as reclamações e opiniões de seus clientes, grandes pilotos no processo criativo e no sucesso do negócio.


A primeira loja da Ben & Jerry Ice Cream foi aberta em uma garagem humilde em 05 de março de 1978 na cidade de Burlington, estado de Vermont, EUA. E o que fez eles chegarem aonde chegaram? Um dos fatores que os empreendedores costumam citar, é o fato que sempre estiveram focados na opinião dos clientes. Nunca tomaram uma decisão sem antes consultar os clientes, nem mesmo na criação de um novo sabor, layout de lojas ou modelo de embalagem.


Você, assim como eu, deve ser tentado a dizer: "Mas isso é óbvio". Sim, é verdade! Muito óbvio, mas poucos empreendedores adotam esse hábito para suas tomadas de decisão. Você deve lembrar que até a Coca-Cola Company mudou o sabor do seu refrigerante em abril de 1985, criando a New Coke e quase quebrou com isso.


Conheça o caso da coca cola new coke a coca-cola quase quebrou
O dia que a Coca-cola quase quebrou

Os clientes sempre se sentiram participantes do sucesso da Ben & Jerry Ice Cream. Quando a empresa cresceu, ao ponto de iniciarem o mercado aberto de ações, os primeiros a terem oportunidade de participação, foram os próprios clientes. Ao invés do pitch de vendas ser apresentado para grandes investidores, os próprios fundadores realizaram reuniões nas mesmas comunidades onde faziam reuniões para degustação e escolha de novos sabores, apresentando o modelo de negócios e planos futuros de crescimento. A adesão foi massiva.


A empresa hoje é de nível global, com lojas em diversas localidades do mapa mundial, inclusive no Brasil, e eles continuam mantendo uma comunicação aberta com clientes, analisando e-mails cartas e opiniões nas redes sociais. Ben Cohen e Jerry Greenfield descobriram que a opinião de seus clientes vale ouro.


Ben Cohen e Jerry Greenfield empreendedores de sucesso
Ben Cohen e Jerry Greenfield empreendedores de sucesso

Esse assunto lhe interessa, você também irá gostar de ler: Gestão de vendas: o que é e como ter sucesso na gestão de vendas



2. O empreendedor de sucesso tem a mente flexível para novos conhecimentos


Outra frase de um de meus livros e que amo repetir nas palestras é


Nunca se conforme com aquilo que você sabe, pois são nas coisas que você ainda não sabe, onde estão a chave para que você se torne um ser humano melhor e um profissional de vendas extraordinário - Jociandre Barbosa

Uma verdade em sua plenitude e um hábito do empreendedor de sucesso que todos devemos imitar. A capacidade de aprender sempre, estar disposto a esquecer o que aprendeu e aprender novamente, de outra maneira é o que separa os homens das crianças no mundo dos negócios. Pois, o sucesso de ontem não garante o sucesso de hoje, assim como o sucesso de hoje não é garantia para o sucesso de amanhã. A evolução mercadológica é mais acelerada a cada dia e, como pesquisador sobre o comportamento do cliente e sua experiência de compra, sinto informar que estamos vivendo, ainda, a "idade média" do mercado de consumo. Tanta coisa vai mudar, em tão pouco tempo, que o empreendedor que não treinar a flexibilidade de sua mente para o aprendizado, está destinado ao fracasso.


O Mestre dos mestres, Jesus Cristo afirmou:


Não se pode colocar vinho novo em um odre velho... (Vide Lucas 5: 33-39).

O odre era um espécie de cantil, feita de couro, muito usado naqueles tempos, para carregar vinho enquanto se andava no deserto. Ainda hoje usado por algumas tribos beduínas. O vinho novo é o suco de uva sem fermentação, o natural é que ele fermente ao ser armazenado, por certo tempo, no odre. O odre velho se racharia com a fermentação do vinho, diferente do couro novo que tem flexibilidade. Em outras palavras, para receber um novo conhecimento (o vinho novo) a mente precisa ser flexível (odre novo).


O empreendedor de sucesso tem o hábito de flexibilizar a sua mente para o desconhecido. Está sempre aberto a novas informações que sejam úteis para o seu negócio, mesmo que tenha que abrir mão do que sabia anteriormente.


No mundo dos negócios, de vez em quando, temos que escolher: ou ser o dono da razão ou dono do dinheiro. Nem sempre é possível ter as duas coisas.


Antes de continuar a leitura, se você busca conhecimento útil para sua carreira e negócios, quero lhe fazer dois convites: o primeiro é de se inscrever em nossa lista na página inicial aqui do site Palestrante Motivacional, assim você será sempre lembrado de postagens de qualidade como essa, entre outras novidades. O segundo convite, é para você conhecer a livraria da Editora UNISV onde cada livro é desenvolvido com muito zelo e dedicação para oferecer sempre o melhor que existe sobre desenvolvimento humano, estratégico e profissional. Confira, você não vai se arrepender.



3. O empreendedor de sucesso tem o hábito de vender

Todos somos vendedores. Como falo na introdução da palestra de vendas Super Vendas - Os Segredos dos Vendedores Campeões:


Nada ocorre debaixo do céu, entre duas ou mais pessoas, onde não haja pelo menos um dos passos do extraordinário processo de vendas. Seja na persuasão para um produto, serviço ou mesmo para uma ideia ou ideal, todos somos vendedores e a forma como lidamos com isso fala muito sobre os profissionais que somos hoje e do lugar onde estaremos amanhã. E o que é o processo de vendas? É o ato de motivar, ensinar ou convencer alguém de algo que ele precisa e que você pode ajudar - Jociandre Barbosa

O empreendedor de sucesso tem o hábito de vender seus produtos, serviços, imagem pessoal ou da empresa, ideia ou ideais, há todo momento. Ele não esquece isso quando está em um momento social com os amigos, nem em horas de lazer com a família. Ele sabe que a todo momento tem alguém para motivar, ensinar ou convencer de algo.


O empreendedor de sucesso Senor Abravanel, mundialmente conhecido como Silvio Santos, é inspiração para muitos, inclusive para mim. Desde que comecei a trabalhar com vendas porta a porta, aos meus 8 anos, observo com admiração como ele faz para ser tão carismático e cativante. Sonho o dia em que serei convidado para uma palestra em evento do SBT com todos os colaboradores. Uma matéria do site Terra afirma que Silvio Santos foi camelô aos 14 anos de idade. O que observo, desde a minha infância, é que ele está sempre vendendo algo que pode ajudar alguém e que ele pode atender. O empreendedor de sucesso faz isso, não tem vergonha de vender, pois sabe o quanto pode ajudar as pessoas com seus produtos ou serviços.


empreendedor de sucesso silvio santos
Silvio Santos - Empreendedor de Sucesso

O principal produto divulgado por Silvio Santos, enquanto comunicador, é sempre algo de seu próprio grupo. Ele começou sua carreira com vendas, mas nunca parou de vender.



4. O empreendedor de sucesso é um bom comunicador


E por falar em saber vender, cabe ressaltar que vender bem é saber ser surpreendente em sua comunicação. Um empreendedor de sucesso tem o hábito de se comunicar bem. Seja ele tímido ou espontâneo, aprendeu que deve aperfeiçoar a cada dia seu poder de comunicar suas ideias.


Steve Jobs continua sendo a imagem do empreendedor de sucesso. Mesmo depois de sua partida, vem sendo uma inspiração constante para os empreendedores que buscam melhorar suas habilidades. Quando muitos, em seu segmento, se limitam a apresentações enfadonhas, Steve Jobs foi um porta-voz surpreendente de sua empresa. Ele não tinha voz marcante como os grandes comunicadores, pelo contrário, no entanto, valorizava a comunicação visual mais que a falada. Para cada novo produto lançado, fazia um verdadeiro show em sua apresentação.


empreendedor de sucesso Steve Jobs aple
Steve Jobs - Empreendedor de sucesso

As apresentações de Steve Jobs eram tão marcantes que as pessoas ficavam malucas para comprar seus produtos, chegando a implorarem para serem os primeiros.


Já pensou se os clientes reagissem assim em relação aos produtos e serviços que você vende? Por isso pense comigo: como é o seu pitch de vendas? Ele surpreende? Ou você espera que somente o seu time de vendas aprenda a comunicar de forma correta o que sua empresa representa?


Steve confessou em uma entrevista para Opra, que tinha dificuldades em se comunicar, enfrentava problemas com o público. Mas ninguém percebia isso, sabe porque? Cada apresentação era ensaiada várias vezes, havia uma equipe enorme por trás de cada palestra, muita preparação para tornar cada inflexão e movimento perfeitos.


Nem todos tem o carisma natural para se comunicarem, mas qualquer um pode se preparar para surpreender em suas apresentações.


Escrevi algumas dicas que podem lhe ajudar com isso, no artigo: PALESTRANTE: Como ser um palestrante profissional?



5. O empreendedor de sucesso é movido por uma paixão


O que te motiva? Qual sua paixão? Paixão, no mundo do empreendedorismo, é um hábito. No dia em que você perder a paixão, seu trabalho passará a ser uma mera obrigação. Você irá trabalhar pelo dinheiro e ele nunca mais trabalhará para você.


Para o empreendedor de sucesso, o dinheiro é simplesmente o resultado de sua paixão. Paixão em deixar seu legado do bem, paixão por pessoas, por ajudar outros com aquilo que ele faz. Esse é o segredo do sucesso de qualquer empreendedor.


Anda desanimado com aquilo que você faz? Procure se apaixonar novamente por seus sonhos. São os sonhos que nos fazem prosseguir mesmo quando parece não haver saída. Por eles, seguimos com muita energia, mesmo depois de esgotados.


Cabe ressaltar que os sonhos, na verdade, nunca são coisa, mas aquilo que podemos proporcionar aos que amamos. Olhe ao seu redor, o quanto você está dando de importância para as pessoas que realmente importam?



6. O empreendedor de sucesso abraça os desafios e não para de inovar


Outro hábito que todo empreendedor de sucesso tem é o de inovar sempre. Ele não fica parado no tempo, não se deixa ser levado pelo comodismo, pela inércia ou pelo conformismo. Prefere abraçar o desafio e seguir em frente.


Elon Musk é a mais lembrada imagem de empreendedor de sucesso, na atualidade. Depois de ter saído do Paypal, Elon Musk poderia muito bem ter abraçado a aposentadoria e ponto final. Mas não foi isso o que aconteceu. Apaixonado por inovar, escolheu mais dois desafios para "brincar de empreender": A SpaceX, uma corporação especializada na montagem de foguetes e transportes espaciais e, a Tesla Motors, fábrica de alta performance de veículos elétricos esportivos.


Porém, o desenvolvimento, ao mesmo tempo, de tecnologia radical para as indústrias automotiva e aeroespacial, quase levou Elon Musk à falência. Depois do fracasso com a tentativa frustrada de vários lançamentos de foguetes, todos acreditavam no esgotamento de sua veia empreendedora. Sim, seria o suficente para fazer muitos de nós desistirem de seus sonhos. Mas isso não aconteceu com Musk, ele simplesmente abraçou o desafio e continuou inovando até obter o sucesso. Depois de várias tentativas e milhões de dólares escoados, a SpaceX, de Musk, colocou em órbita a Falcon 9 e assinou um contrato de 1,6 bilhão com a Agência Espacial Americana - NASA.


Cabe ressaltar que a espaçonave nunca retornou, por falta de combustível para isso (risos), mas Musk não perdeu o rebolado e fechou a venda com a NASA, mostrando os benefícios de sua tecnologia.


Elon Musk empreendedor de sucesso
Elon Musk - Empreendedor de Sucesso

E quanto aos carros elétricos? A Tesla Motors vendeu mais de 7 mil veículos milionários e sua oferta de capital aberto, lançada inicialmente em junho de 2010, já aumentou o patrimonio em mais de 226 milhões.


Todo menino gosta de brincar com carrinhos e naves espaciais, não é mesmo?



7. O empreendedor de sucesso investe em treinamento e motivação para sua equipe


Sabe uma coisa que todo empreendedor de sucesso citado até aqui e os outros inúmeros que lembrei (mas que não quis descrever sobre eles para que o artigo não ficasse longo demais), têm em comum? Eles investem em pessoas. Acreditam no poder da equipe. Isso não os faz perderem seus reinados, pelo contrário, os firma em suas posições de líderes.


Sua equipe de vendas, ou você mesmo, está sem ânimo e não atinge os resultados que sua empresa precisa para continuar crescendo no mercado? A falta de motivação e novos conhecimentos práticos são problemas que afetam diretamente os resultados nas vendas e no sucesso de qualquer empreendedor.


É muito caro manter profissionais desmotivados e despreparados em sua empresa. Não vale à pena. Pense nisso!


Se você ainda não me conhece, me chamo Jociandre Barbosa, e minha missão é fazer sua equipe de vendas atingir os melhores resultados possíveis para sua empresa.


Tenho o privilégio de ser um dos mais reconhecidos especialistas em motivação e preparação dos gestores comerciais e suas equipes de vendas, ajudando-os a alcançarem resultados eficientes e escaláveis em qualquer segmento de mercado. Confira os depoimentos dos contratantes na página inicial desse site.


Nunca mais perca uma venda por falta de capacitação ou motivação. Os peixes diminuíram? Ensine sua equipe a pescar melhor. Antecipe os resultados e saia na frente, conte comigo!

 

Jociandre Barbosa foi consultor de grandes marcas, é palestrante motivacional em vendas, escritor e editor de livros sobre desenvolvimento humano e profissional da UNISV

Palestra Motivacional Jociandre Barbosa o melhor palestrante de motivação em vendas do Brasil

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