top of page
  • Foto do escritorJociandre Barbosa

QUERO SER PALESTRANTE - Parte 2

Atualizado: 31 de mai. de 2022


2 - Escreva muito


Submeta quantos artigos de sua autoria você puder em sites especializados e revistas segmentadas. Seja "visto" pelo seu público alvo. Pessoas que contratam palestrantes geralmente gastam tempo em leitura relevante sobre sua área de atuação. Tenha também, pelo menos um livro publicado com suas ideias. Um palestrante sem livro perde inúmeras oportunidades. Desta forma, não vale a pena se lançar no mercado sem ter um livro publicado. Eu não tive a facilidade que temos hoje: Existem inúmeras editoras onde o palestrante pode publicar um livro hoje em dia. Se você quer aprender a escrever seu livro e também publicar e colocar à venda nos principais players do mercado, recomendo a Editora UNISV,


3 - Apareça


Contrate uma boa assessoria de comunicação, você deve aparecer em programas de TV, dar entrevistas e ter artigos e matérias publicados em revistas especializadas. Tais ações são muito difíceis de serem realizadas devido ao grande número de pessoas procurando por espaço. Atuo como palestrante desde 1999, mas, somente a partir de 2003 comecei a ter reconhecimento ao colocar em prática esta dica que recebi de uma palestrante famosa, que na ocasião havia me confessado que gastou tudo que tinha em uma boa assessoria de comunicação.


4 - Nunca pare de aprender


Dedique um tempo diário à leitura, faça disso uma rotina ininterrupta. Quem muito lê, não apenas aprende muito, como ainda tem seu vocabulário aperfeiçoado (o que é fundamental para um palestrante).


Assista todas palestras que você puder, não para copiar os palestrantes, mas sim para aprender os pontos fortes e fracos de cada apresentação para que aperfeiçoe a sua própria palestra. Confesso que no início de minha carreira como palestrante não tive a oportunidade de assistir a outras palestras. Mas agora, mesmo não tendo tempo de assistir a outros palestrantes, compro seus DVDs filmados ao vivo e passo horas observando a reação do público a cada ação do palestrante.


Participe de cursos de oratória e teatro. Leia livros de oratória, tem um muito bom na Editora UNISV.


Se você quiser saber mais, seguindo um passo a passo para se tornar um palestrante profissional, leia gratuitamente o meu livro COMO ME TORNEI UM PALESTRANTE MOTIVACIONAL disponível aqui no blog.


Desejo que seja feliz em sua nova carreira.


Um Grande Abraço & Muito Sucesso,

Jociandre Barbosa

Palestrante, Escritor e Editor de livros e Revistas sobre Desenvolvimento Humano na Editora UNISV

9 visualizações0 comentário
bottom of page