top of page
  • Foto do escritorJociandre Barbosa

Como montar uma equipe de vendas externas

Atualizado: 23 de mai. de 2022

Como montar uma equipe de vendas externas para ter sucesso com vendas?



Quero compartilhar com você, dicas caras e indispensáveis que absorvi nos últimos 20 anos, trabalhando com recrutamento, seleção, montagem, treinamento e acompanhamento de equipes de vendas externas para empresas dos mais diversos segmentos em diversos estados brasileiros.


Para aprender algumas dessas lições, tive que por vezes sofrer falhando. Eu amaria se alguém tivesse me contado isso antes. Por isso, espero que esse conteúdo seja de grande ajuda para você, respondendo alguns dos questionamentos relacionadas ao tema: Como Montar Equipe de Vendas Externas.



COMO MONTAR UMA EQUIPE DE VENDAS EXTERNAS COM POUCO DINHEIRO?


Se você está com poucos recursos para recrutar vendedores externos para sua empresa, utilize dos bancos de currículos. Existem dezenas deles maluquinhos para mostrarem serviços aos seus assinantes e ficarão felizes em lhe atender sem custos.


A idade, gênero e idade dos candidatos não devem ser pré-requisitos, mas sim suas capacidades de comunicação, disposição para enfrentar trabalho duro e serem abertos a novos conhecimentos. Como costumo dizer, para montar equipe de vendedores externos dê preferência aos profissionais que demonstram vontade de aprender, do que os que dizem saber muito sobre vendas, pois em muitas das vezes, os profissionais experientes carregam vícios de trabalho que podem não ser interessantes para o seu negócio. Além do mais, se você está com grana curta, não poderá contratar os profissionais mais caros, certo?



05 DICAS PARA MONTAR UMA EQUIPE DE VENDAS EXTERNAS:


Aqui vão mais 5 dicas para montar uma equipe de vendas externas bem-sucedida:


1. Defina os objetivos da sua equipe


Antes de montar a sua equipe, é importante definir os objetivos da mesma. Isso irá ajudá-lo a escolher os melhores candidatos para as vagas e a orientar a equipe para o sucesso.


2. Avalie a tratativa


O vendedor porta a porta ou vendedor externo é o profissional que desenvolve a arte da conquista para encantar clientes, por isso a tratativa e gentileza para com as pessoas, por parte do candidato a vendedor externo, deve ser notada por você antes ou durante a entrevista.


3. Ofereça treinamento


Oferecer treinamento aos seus vendedores externos é importante para garantir que eles estejam preparados para o sucesso. O treinamento deve abordar tópicos como a apresentação da empresa, os produtos/serviços, as técnicas de vendas, etc.


Você pode contratar o nosso serviço de treinamento para vendedores ou apresentar você mesmo usando nosso conteúdo gratuito disponibilizado no Canal SuperVendas no YouTube


4. Forneça suporte


Uma vez que a sua equipe esteja treinada e pronta para iniciar as vendas, é importante fornecer suporte constante. Isso inclui acompanhamento das vendas, feedbacks regulares e acesso a recursos adicionais, se necessário.


5. Avalie o desempenho


Avaliar o desempenho da sua equipe é importante para identificar o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. Avaliar o desempenho também irá ajudá-lo a recompensar os vendedores que estão se destacando e a identificar áreas de melhoria para a equipe como um todo.


Se você tiver qualquer dificuldade para montar sua equipe de vendedores externos ou vendedores porta a porta, conte comigo, descreva sua dificuldade nos comentários que lhe respondo.


Se desejar, você pode também contar com os nossos serviços, garantindo o sucesso de seu empreendimento.


 

Deixe o seu comentário para o autor do artigo!


Jociandre Barbosa foi consultor de grandes marcas, é palestrante motivacional, escritor e editor de livros sobre desenvolvimento humano e profissional da UNISV

Palestra Motivacional Jociandre Barbosa o melhor palestrante de motivação em vendas do Brasil

Instagram: @jociandrebarbosa

bottom of page