• Jociandre Barbosa

A ARTE DE CONQUISTAR CLIENTES E VENDER MAIS - 1

Abstract Pyramids

IMAGEM É TUDO



"Imagem não é nada, sede é tudo" quem tem menos de 25 anos de idade pode não conhecer este bordão. Uma frase utilizada por anos em campanhas publicitárias de uma extinta marca de refrigerante. Eu não estou afirmando que esta frase trouxe esta marca a falência. O que posso afirmar é que os refrigerantes que permanecem no mercado são aqueles que se preocupam com sua imagem.


Esse conceito não se limita aos refrigerantes, seja qual for seu seguimento, o mercado atual exige que você tome alguns cuidados com a imagem de sua empresa para que você conquiste seus clientes.


Conheço pequenos empreendedores que investem fortuna em publicidade e perdem clientes a cada dia por não se preocupar com sua imagem real perante seus clientes. Publicidade é fundamental para um negócio, se você não aparece como espera que seus clientes lhe encontrem? No entanto, lembre-se que a publicidade só trará seu cliente até o seu ponto de vendas, a decisão se ele vai comprar ou dizer "estou apenas dando uma olhadinha" vai depender de diversos fatores ligados ao desempenho corporativo e logística interna.


Entre centenas de ações importantes, escolhemos 3 dicas preciosas para que você influencie de forma positiva na decisão dos seus clientes. Algumas ações são tão lógicas que passam despercebidas:


1 - Prepare-se para receber o cliente


Capacite-se e capacite constantemente sua equipe. Você só tem o direito de "cobrar muito" de seu pessoal se você estiver disposto a treinar muito. Não queira você mesmo treinar sua equipe sempre. Como um bom líder você já deve ter percebido que sua participação deve ser mais com exemplo do que com palavras.


2 - Prepare sua empresa para receber o cliente


Surpreenda seu cliente com o espaço que você tem. Independente do tamanho de seu espaço físico, você deve preparar sua loja para expor os produtos de forma coerente, mas, principalmente para receber seus clientes. Afinal os clientes são mais importantes que os produtos. Não adianta investir fortuna em um expositor e não oferecer coisas básicas para o cliente como assentos, banheiros limpos e funcionais, água, cafezinho e etc. Não se esqueça das pessoas com necessidades especiais.


3 - Evite a depressão pós-compra


Nunca crie expectativas que seus produtos não possam cumprir, clientes decepcionados são mais perigosos para o seu negócio do que concorrentes desleais. Além disso, quando você fala sempre a verdade não correrá o risco de contar "duas histórias" para um mesmo cliente.


Como costumo dizer em minhas palestras, escolha bem os produtos que você oferecerá ao cliente. Ao comprar, faça de conta que está escolhendo um presente para seu melhor amigo. Afinal, é o cliente quem paga suas contas, quer um amigo melhor que esse?


Outro passo para evitar a depressão pós-compra é cuidar bem da entrega do produto. Primeiramente, se você sabe que pode entregar em dois dias, prometa três. Imprevistos existem e ter que explicar isso para o cliente é deveras constrangedor. Ao investir em capacitação não esqueça do pessoal da entrega, de uma forma ou de outra eles também são vendedores. Dedique ao menos um dia inteiro por trimestre para acompanhar seus entregadores, desta forma você irá conhecer as principais necessidades e saber exatamente onde investir, além de manter um relacionamento mais direto com o seu cliente.


Fonte: Revista Vendas & Liderança - www.vendaselideranca.com.br

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