top of page
  • Foto do escritorJociandre Barbosa

Motivação para Expandir sua Criatividade - Palestrante Jociandre

Seja uma máquina de idéias expandindo sua criatividade. É preciso ser criativo para vencer os desafios na vida e no trabalho e conseguir “ir além” em suas realizações.


Hoje navegando pelo youtube descobri outro palestrante que também aplica um de meus temas utilizando, inclusive, a mesma sequencia e ilustrações de situações reais que presenciei como consultor organizacional por algumas empresas. Para mim não há problema. Claro que eu gostaria que o palestrante ao menos citasse a fonte de seu discurso, mas, pense comigo: se este palestrante foi inteligente o suficiente para ganhar dinheiro plagiando uma experiência de outro palestrante, não teria a capacidade de desenvolver seu próprio conteúdo? Claro que sim.


Quanto desperdício de talento! Todo ser humano é criativo. O problema é que a maioria de nós esquece o quanto podemos usar nossa imaginação. Lembra de sua infância? Sua imaginação não tirava férias, não é mesmo? No entanto nós crescemos, e de tanto nossas idéias serem bloqueadas por decepções nos acomodamos a utilizar o que já foi criado. Basta observar: quando alguém abre uma barraquinha de hot dog em uma rua e a idéia dá certo, um ano depois, são tantas as opções de hot dog que você procura uma outra coisa para comer naquela localidade e não encontra nada mais que hot dog. Até que um dia, alguém resolve montar um carrinho de pastel com caldo de cana e o processo começa novamente, em um círculo vicioso sem fim. O mesmo ocorre em empreendimentos maiores.

A verdade é que temos medo de ser criativos antecipando uma possível falha de nossas idéias. Pense em quantas pessoas sofrem angústias por nunca terem tentado pelo medo de falhar. Quanto desperdício de talento.


O palestrante e médico Lair Ribeiro chama isso de “a síndrome do elefante”. Segundo ele, quando um domador de circo quer domar um elefante, ele amarra o filhote por uma corda presa em uma estaca bem fincada no chão. O elefantinho cresce tentando se soltar até que um dia o domador pode tirar a estaca e deixar a corda que está presa no elefante solta na outra extremidade, que o elefante não vai mais a lugar nenhum. Ele tentou puxar a corda de todas as maneiras possíveis por muito tempo e agora decidiu que nunca irá conseguir. E está fortemente determinado a acreditar nisto pelo resto da vida.


O que você está esperando? Coloque aquela sua idéia em prática hoje mesmo. Você pode conseguir ou talvez não. Neste caso poderá tentar de novo de outra maneira ainda mais criativa. A criativa é o único capital que quanto mais você usa mais você tem.


Jociandre Barbosa Escritor e Palestrante Motivacional www.jociandre.com.br


Quer desenvolver o potencial criativo de sua equipe, ou surpreender o público de seu próximo evento empresarial? Contrate agora mesmo a Palestra Show: Liderando Com Criatividade, do palestrante Jociandre Barbosa. Conhecimento para formar líderes mais criativos.

11 visualizações0 comentário
bottom of page