top of page
  • Foto do escritorJociandre Barbosa

Como fazer escolhas acertadas? - Palestrante Jociandre

Artigo para Revista Vendas & Liderança: Lições do Grande Meste para que você aperfeiçoe sua maneira de pensar e alcance resultados surpreendentes como líder

Diariamente temos escolhas a fazer. Algumas são bem simples, como decidir que roupa usar ou que caminho tomar até o trabalho. Outras, no entanto, podem ser bem mais complexas como escolher quais estratégias adotar para o seu negócio ou que argumento utilizar para fechar aquela negociação difícil, contudo, importante. Quanto maior a responsabilidade de uma pessoa, mais complexas podem ser as decisões que ele deve tomar em suas atividades.

Tenho observado que em média, 70% das vezes que alguém se encontra triste, amargurado ou desesperado é por causa de decisões erradas que tomou no passado; 20% das vezes, ocorrem por causa de decisões erradas tomadas por outras pessoas; e somente em 10% das vezes, será por conta de ocasionalidades imprevistas. Entretanto, em 90% ou 100% das vezes que alguém se encontra em uma situação complicada, busca um culpado que provavelmente não será ele mesmo. Alguns culpam aos pais, outros ao governo, e há aqueles que culpam até mesmo a Deus.

Em muitos casos, decisões que pareciam simples afetaram o destino de uma pessoa completamente. Sendo assim, o melhor mesmo é tomar o maior número de decisões acertadas quanto possível.

O Grande Mestre nos ensina um ingrediente fundamental na receita da vida para que possamos olhar para trás e saber que tomamos a decisão acertada, em Provérbios 4:7 quando diz que "O princípio do sucesso é: Adquire a sabedoria com tudo o que tu tens; sim, invista tudo o que puder em seu conhecimento". E em Provérbios 3:7: "Não seja sábio aos teus próprios olhos...".

Amigo(a), nunca corra o risco de pensar que sabe tudo sobre alguma coisa. Muitas vezes aprendemos coisas incríveis com as pessoas que menos esperávamos, sobre as atividades que pensávamos ter total domínio. Invista em seu conhecimento, ele é seu maior patrimônio. Se for preciso, esqueça tudo o que sabe sobre algo e aprenda tudo de novo. Afinal, no universo mercadológico a única constante é a certeza da contínua mudança. Quanto mais você souber sobre uma atividade mais fácil será tomar decisões acertadas sobre ela. Neste ínterim, o termo chave é: "Educação continuada".

Dificilmente um negócio "quebra" do dia para noite. O maior defeito encontrado em um vendedor ou empreendedor que um dia já foi bem sucedido e que hoje mergulha no fracasso, é ter acreditado que não precisava aprender mais nada sobre aquilo que sabiam fazer muito bem no trabalho. Esta concepção o levou a acumular um volume suficiente de decisões erradas que o levou ao fracasso. Em outros tempos, tais decisões seriam corretas, no entanto, o mercado evoluiu, mas, o seu conhecimento sobre ele não.

Siga esta dica do Grande Mestre, invista o quanto for possível em seu conhecimento e, em todas as coisa, escolha ser o melhor que puder, sempre.

Quer saber mais sobre as receitas de Deus para sua vida, acesse www.esperanca.com.br

Um grande abraço, muito sucesso e até o nosso próximo encontro! Fique com !

Jociandre Barbosa

Palestrante Motivacional e Consultor em Educação Corporativa

www.jociandre.com.br

Jociandre Barbosa é palestrante motivacional, editor da Revista Vendas & Liderança e escritor.

Fonte: Revista Vendas & Liderança -

Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos:

SOUSA, Jociandre Barbosa de. Como tomar decisões acertadas?. Portal do palestrante Motivacional Jociandre Barbosa, 2014. Disponível em: <http://www.jociandre.com.br>. Acesso em (data do acesso) 00/00/2013.

19 visualizações0 comentário
bottom of page