top of page
  • Foto do escritorJociandre Barbosa

Motivação ou Pressão Psicológica? - Palestrante Jociandre

Muitos líderes confundem motivação com pressão psicológica e podem comprometer a empresa junto à legislação trabalhista. Cuidado, isso pode estar acontecendo com você.


Este é o 3º post do tratado sobre Palestra de Motivação escrito pelo palestrante Motivacional Jociandre Barbosa. Para ler os post anteriores siga os links no final deste artigo.


Como costumo dizer, motivação é o combustível do sucesso. Ninguém consegue ir muito longe sem a motivação e vendedores motivados vendem mais. No entanto, muita gente confunde motivação com opressão psicológica motivada por metas de vendas cada vez mais acirradas e competitivas. Certa vez um empresário me procurou preocupado com as ações motivacionais que acabara de implementar em sua empresa. Segundo ele, há seis meses que sua empresa passava por uma reforma organizacional especificamente na equipe de vendas. No começo (primeiras semanas) as vendas aumentaram depois se estabilizaram por um curto período e agora estavam caindo vertiginosamente. Pude ver uma lágrima escorrendo em seu rosto quando ele disse: “Investi muito dinheiro nisso, comprei, inclusive, carros novos para sortear entre os vendedores. Eu lhe digo uma coisa: ou essa gente é muito ingrata, ou esse negócio de motivação é uma verdadeira furada”.


O empresário resolveu “revolucionar” seu sistema de vendas com o “poder da motivação” após ter assistido uma palestra de motivação ministrada em sua cidade por um dos mais competentes palestrantes motivacionais que eu conheço. E no dia seguinte começou a colocar em prática algumas “idéias geniais” que fruíram em sua mente enquanto ele assistia à palestra. O fato é que ele não havia entendido que motivação não é uma receita pronta, onde você joga os ingredientes certos e depois é só colher os elogios. Motivação para o trabalho é algo que ocorre de dentro para fora, tornando pessoas em profissionais mais assertivos, e ninguém poderá fazer isso por ele, a não ser ele mesmo. A única coisa que podemos fazer é criar o clima apropriado para que ele se motive. É este o papel do motivador e do palestrante motivacional. Não existe mágica.


Depois de explicar isso para o empresário, pedi que ele me permitisse investigar mais de perto suas ações e conversa-se com seus vendedores sobre o assunto. O que descobri foi algo que ocorre com muita freqüência em diversas empresas onde prestei consultoria empresarial. Os vendedores estavam sendo pressionados psicologicamente a cumprirem metas cada vez mais acirradas em período de tempo cada vez mais curto e quando não conseguiam, tinham os seus nomes expostos nas “palestras motivacionais em vendas” realizadas pelo próprio empresário. Essa exposição é humilhante e pode-se considerar assédio moral, crime contra a Constituição Federal Brasileira que assegura o direito fundamental do trabalhador, auferindo ao mesmo um trabalho digno.


Os prêmios ofertados pelo empresário (carros) foram sorteados entre os vendedores que tinham rotas maiores e melhores (que evidentemente vendiam mais) e não entre todos que alcançavam suas metas. Teve um vendedor, inclusive, que após bater e ultrapassar sua meta recebeu uma meta duas vezes maior e teve dois bons clientes retirados de sua rota, que foram dados a outro vendedor com a finalidade de estimulá-lo a vender mais, uma vez que não tinha cumprido nem 50% de sua meta.


Eu não sei o que aquele empresário ouviu na palestra de motivação, mas, é certo que entendeu tudo errado. Para começar, ele jamais poderia ele mesmo apresentar as palestras e treinamentos motivacionais em vendas para sua equipe. Embora sua participação nas reuniões fosse fundamental, ele deveria ter contratado um profissional competente para isso. Pois, “santo de casa obra milagres sim, mas, dificilmente é reconhecido por isso”.


Cuidado para que isso não ocorra com você, transformando suas idéias em lixo desmotivacional.


(Continua...)


Jociandre Barbosa

Fonte: Revista Você SA


1ª Parte do Tratado:

2ª Parte do Tratado:


Jociandre Barbosa

Palestrante Motivacional e Consultor em Educação Corporativa


Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos:

SOUSA, Jociandre Barbosa de. Motivação ou Presssão Psicológica?. Revista VC/SA, Editora Abril: São Paulo, Abril de 2002. Disponível no Portal do Palestrante Motivacional Jociandre Barbosa: <www.jociandre.com.br>. Acesso em: 00/00/0000 (data que você fez a pesquisa)


90 visualizações0 comentário
bottom of page