top of page
  • Foto do escritorJociandre Barbosa

Conceito da Palestra de Motivação - Palestrante Jociandre

O Conceito da palestra de motivação se confunde com o conceito da arte oratória. Porém, embora a primeira não exista sem a segunda, existe uma linha tênue que separa sua conceituação.

Este post é a segunda parte do tratado científico sobre palestra de motivação, para ler a primeira parte deste documento, clique aqui: “Análise sobre a Palestra de Motivação”.

Na definição de Alves Mendes citado pelo mestre de expressão verbal do Brasil, Reinaldo Polito, a oratória é “rainha das artes, e o orador rei dos artistas”!(1). Ou seja, ela (a oratória) é o que dá vida a palestra de motivação. No entanto, pode-se conceituar a palestra de motivação como um show onde o script é recheado de informações exclusivas e específicas ao público a que se destina. Por exemplo: se o público é formado por empreendedores, estes deverão receber dicas preciosas sobre competitividade, redução de custos e etc.; se for um público de vendedores deve receber táticas para vender mais e melhor; se de professores ou outros palestrantes, receber dicas sobre metodologia do ensino, desenvolvimento de competências para comunicação, e assim sucessivamente.

A verdadeira palestra de motivação é aquela que tem o poder de transformar, acender ou reacender o entusiasmo e a confiança de que seja qual for o degrau da carreira que profissional se encontre em suas realizações, ele não precisa parar por ai, mas, poderá ir muito além se aprender a usar corretamente os talentos que Deus lhe deu.

Ou seja, a palestra de motivação deve impressionar as pessoas a fazerem o que precisa se feito para que seus objetivos saiam do papel e se tornem realidade. Por isso que esta é uma profissão tão importante como todas as outras e que por isso deveria ser regulamentada. Centenas de grandes empreendedores estão onde estão depois de terem “retirado o pé do chão” após ouvirem uma boa palestra de motivação, e hoje estão gerando emprego e renda contribuindo com a economia do Brasil. O mesmo acontece com outras centenas de vendedores que deixam de ser “tiradores de pedido” e passam a ser verdadeiros negociadores após uma de nossas palestras ou treinamentos motivacionais em vendas.

(continua...)

Jociandre Barbosa

Palestrante Motivacional e Consultor em Educação Corporativa

236 visualizações0 comentário
bottom of page