Bolsonaro Presidente | como isso pode influenciar nas vendas?
Bolsonaro presidente. O que mudará para o comércio brasileiro?
Como todo bom empreendedor você deve estar se perguntando o que verdadeiramente ocorrerá na economia brasileira com a eleição de Jair Bolsonaro para presidente.
O que vou lhe dizer aqui é, de certa forma, muito arriscado pois trata-se de uma previsão. E como toda previsão tem chances de falhar, mesmo que tenha sido baseada em intensa pesquisa e observação.
Eu acredito que o brasileiro fez a melhor escolha dentro das possibilidades oferecidas, pois um partido só não pode ficar muito tempo no poder como vinha ocorrendo até então com o PT, quais as consequências dispensam comentários.
No entanto o mais provável agora é haja um aumento brusco no dólar, mas que isso venha seguido de uma queda considerável. O período dessa “dor necessária” dependerá da permanência do Bolsonaro no Governo (são grandes os riscos que ele enfrenta a partir desse momento, incluindo sua própria segurança), das decisões que ele tomar, mas também das decisões tomadas por cada empreendedor brasileiro. Isso pode soar estranho, mas até o final desse artigo e, principalmente, assistindo ao vídeo até o fim você entenderá o que estou falando.
O valor do dólar no Brasil é o mais popular termômetro para avaliar nossa economia. Quando nossa economia melhora a tendência é que o dólar caia, certo? Pois bem. Todo esse marketing negativo que foi feito pelo PT sobre o Bolsonaro e a possível retomada de uma ditadura militar no Brasil pode ter ocasionado certa insegurança nos investidores americanos e quanto menos dólar entrar em nosso país mais cara fica a moeda.
Entenda como funciona:
Uma forte variável que faz o dólar subir no Brasil é quando o país gasta mais no consumo de produtos e serviços vindos de outros países, principalmente dos EUA, do que o que vende para fora, o que é chamado na economia de Déficit comercial. A explicação é que sendo a saída de dólares do pais maior do que a entrada a moeda americana tem uma cotação ainda maior sobre o real. É a lei da demanda (oferta e procura). Quando o brasileiro sai com muita frequência do país para gastar com dólares em outros países e, da mesma forma, há redução do turismo no Brasil de estrangeiros que gastam em dólar, essa demanda aumenta.
Claro que fatores externos também devem ser considerados como o aumento de juros americanos ou uma possível turbulência na economia mundial fazendo com que os investidores estrangeiros prefiram investir na compra de dólares por representar um investimento mais seguro.
Por outro lado, quando o Brasil vende mais produtos no exterior as empresas brasileiras recebem o pagamento em dólar. Se a entrada de dólar (exportação e turismo no Brasil) for maior do que a saída (importação e consumo dos brasileiros fora do pais) o dólar caíra, refletindo na valorização do real.
O fato é: para que a nossa economia vá bem a percepção dos investidores e consumidores estrangeiros sobre o Brasil deverá ser a melhor possível. Pois a insegurança em relação aos riscos oferecidos pelo país poderá fazer com que eles apostem seus investimentos ou passeios em outros países, diminuindo a entrada de dólares em nosso território.
Por isso cada empreendedor brasileiro deverá tomar essa importante atitude que compartilho com você no vídeo de hoje.
Não esqueça de compartilhar o vídeo e deixar os seus comentários.
Aguardo você lá.
#bolsonaropresidente #eleições2018 #mudançanaeconomia #oquevaimudarnoBrasil