Determinação Para Transformar Desafios de Vendas em Oportunidades


palestra motivacional

Os desafios são fundamentais para o sucesso. O problema é que ninguém gosta de desafios, ninguém gosta de problemas. Eu sempre desconfio daqueles que dizem: "Eu amo desafios". Você pode até gostar de lidar com desafios que já aprendeu a contornar, mas é certo que não amará todos os desafios.


Entre os principais desafios do vendedor moderno podemos listar:


- Aplicar bem o seu tempo: Conciliar em sua rotina a arte de prospectar novos clientes sem deixar de fazer um pós-vendas eficiente, tendo ainda que lidar com relatórios e reuniões, sem perder o foco em suas metas de vendas e sem tomar o tempo que deverá ser dedicado aos estudos, família e amigos;

- Concorrência vendendo mais barato e "pescando clientes em seu aquário";

- Interação ineficiente dos demais departamentos da empresa para agilizar a efetivação da venda;

- Continuar entusiasmado para o trabalho quando não consegue fechar um grande negócio que parecia uma venda certa;

- Quando o seu principal concorrente é o seu próprio colega que toma suas vendas e ainda se exibe com os resultados.

- Entre outros.


Como também sou vendedor sei que você enfrenta desafios. Mas, uma coisa é certa: Só existem 2 tipos de vendedores: Aqueles que enxergam no desafio um motivo claro para desistir; e aqueles que olhando para esse mesmo desafio conseguem enxergar uma oportunidade de amadurecer como vendedor. Por que algumas coisas na vida são obrigatórias e outras opcionais. Envelhecer é uma obrigação, se você não morrer será obrigado a envelhecer, mas, amadurecer é uma opção. Muitas vezes você não pode impedir que um desafio ocorra, mas, poderá escolher não ter a sua vida controlada por ele. Como diria o nosso amigo Augusto Cury: "Esteja sempre no controle de suas emoções".



Jociandre Ba