Marketing Pessoal: Cresça e Apareça - Parte 2

Palestrante Marketing pessoal
Esta é a segunda parte do artigo "Marketing Pessoal: Cresça e Apareça". Para ver a primeira parte clique aqui

1º DESCUBRA SUAS UNIQUENESS

Na linguagem do branding, uniqueness são as qualidades que se destacam em uma marca e que refletem a sua missão intrínseca. Por exemplo, a Coca-cola adotou para si o conceito de felicidade. E isso é genial, me responda: quem não quer ser feliz?? Se a coca-cola falasse da gastrite que segundo pesquisas médicas se desencadeiam com o uso exagerado de refrigerante (fonte: https://lookformedical.com) com certeza não venderia tanto (acredite: gastrite não trás felicidade rsrs). Já existia a lenda do Papai Noel (símbolo de felicidade), mas, quem criou o velhinho de barba branca e roupa vermelho/Coca-cola distribuindo presentes? O que deixa uma criança mais feliz do que receber presente no natal? A Coca-cola conseguiu incorporar a ideia de que seu consumo está totalmente associado à felicidade. A avaliação de uma marca é feita pelos profissionais de branding, por meio da percepção de como o cliente se sente a respeito dela, o que é chamado de "experiência de marca". Identifique o impacto que você causa sobre as pessoas que o cercam em todos os níveis de relacionamento. Da mesma forma que as empresas agem para serem diferentes, você também precisa se destacar da multidão enlevado pelas qualidades que lhe são únicas, suas uniqueness. Descubra-as e trabalhe-as para seu benefício. Permita-me ajudá-lo com isso: Procure 5 pessoas de seu círculo de intimidade e peça para elas listarem as 5 coisas que mais gostam em você. Ressalte que elas devem ser extremamente sinceras e dê exemplos que as ajude a pensar: sorriso, maneira de andar, de falar, de olhar, de se vestir, sua pontualidade, serenidade, gentileza e etc. Marca pessoal não se limita ao que você é, mas sim, a maneira como os outros veem você. Em geral, a impressão que você causa no seu círculo íntimo de familiares e amigos também se refletirá em seu trabalho.


Sendo assim, outra maneira de descobrir suas uniqueness é prestando atenção na forma como você é apresentado em sua rede de relacionamentos, se por exemplo, sempre se referem a você como: "Eis ai o mais gentil dos vendedores que conheço" aí podem estar sua principal uniqueness.


Continuação (3ª Parte)

Jociandre Barbosa

Palestrante Motivacional Especialista em Vendas e Liderança

www.jociandre.com.br