• Jociandre Barbosa

COMO VENDER PELO MERCADO LIVRE TODOS OS DIAS?

Atualizado: 31 de mai.


Aprenda a vender no mercado livre todos os dias com essas dicas de vendas
Como Vender Pelo Mercado Livre

Provavelmente você já ouviu falar do famoso Mercado Livre, ou até mesmo já comprou produtos por lá! Mas se chegou até aqui é porque deseja mesmo vender (todos os dias) com essa extraordinária ferramenta.



Ao contrário do que muita gente pensa, o Mercado Livre não é uma empresa originária do Brasil e sim da Argentina. A plataforma carrega o título de maior e mais completo marketplace da América Latina e isso se deve aos mais de 211 milhões de usuários cadastrados, além de 4 mil buscas por segundo e disponibilidade em 19 países.


Se você faz parte do time que quer empreender neste negócio virtual, saiba que existem algumas maneiras de se destacar na plataforma, deixando seu produto e perfil em evidência. Para isso, separamos algumas dicas valiosas que vão impulsionar o seu negócio, respondendo a pergunta: como vender no mercado livre todos os dias?



1. Para vender no mercado livre, entenda que as pessoas não compram produtos, compram soluções


Quando for anunciar o seu produto, atente-se para criar um anúncio chamativo e criativo que ofereça uma solução, pense na necessidade do consumidor que pode ser suprida. Quando você está vendendo um livro, por exemplo, o que os clientes desejam comprar são obras que vão acompanhá-los em seus momentos de lazer ou que serão guias para sua vida pessoal ou profissional.


Sendo assim, pense no que o livro pode proporcionar aos compradores e invista em palavras e imagens que transmitam uma solução para esse desejo do consumidor.


Por mais que pareça obvio, investir em imagens de alta qualidade é essencial, isso faz jus à famosa citação “a primeira impressão é a que fica”, boas imagens transmitem mais credibilidade e são a porta de entrada para estabelecer uma conexão com os seus clientes. Você pode produzir fotos exclusivas e com alta qualidade mesmo em casa, no YouTube há muitos vídeos tutoriais que ensinam como criar fotos fantásticas utilizando apenas os recursos do seu celular. Vale a pena conferir.



2. Para vender no Mercado Livre, use estratégias de marketing


Existe uma estratégia de marketing que se chama SEO, ela nada mais é que um mecanismo de busca ideal para posicionar e destacar o seu anúncio em relação aos demais. Por meio dessa prática é possível descobrir quais são os termos mais usados quando alguém procura por um produto, então é só você utilizar esses termos como palavras-chaves na descrição do seu anúncio e ele será agraciado com um melhor posicionamento no ranking de produtos.


Para saber quais são essas palavras-chaves, você pode utilizar recursos on-line como Google Trends, Answer the Public ou Ubersuggest (A famosa ferramenta, bondosamente oferecida por Neil Patel).



3. Como vender no Mercado Livre com Categorias e Fichas Técnicas


No Mercado Livre, há mais de 2800 categorias para classificar o seu produto, desde higiene e alimentos até veículos e joias preciosas. Além disso, é possível adquirir produtos novos, seminovos e usados, ou seja, existe uma infinidade de opções. É importante selecionar com atenção a categoria compatível com o produto que você está ofertando porque durante a busca, os compradores costumam usar os filtros para encontrar anúncios que atendam às suas expectativas, então use-os a seu favor.


Quanto as fichas técnicas, o bom preenchimento das informações e descrição do produto, podem alavancar o seu anúncio no ranking e permitir que ele esteja no topo das vendas.



4. Para vender no Mercado Livre, Invista em campanhas

Entre o anúncio de um produto que não contribuiu financeiramente com a plataforma e outro que fez o investimento, é claro que aquele com publicidade paga vai se destacar. Você pode investir em links patrocinados do Google Ads, campanhas pagas nas redes sociais ou ainda investir em publicidade no próprio Mercado Livre.


Para vender no Mercado Livre, você pode optar por dois tipos de campanha, são elas Product Ads e Display. Os Product Ads são os comuns anúncios exibidos na página principal de cada categoria e nas recomendações de produtos no final da página. Já o Display é uma campanha um pouco mais cara, entretanto o produto é exibido em banners na seção “imperdíveis” da página inicial. O custo das campanhas patrocinadas é por clique e o valor é calculado a partir do preço e da categoria do produto.



5. Para vender no Mercado Livre, zele pela experiência da compra

Quando você vai a uma loja física, fica duplamente satisfeito quando os vendedores são atenciosos e após a venda utilizam embalagens bonitas, deixam o cartão de visita ou presenteiam com um brinde, não é mesmo? O zelo que a loja teve em cada detalhe é um diferencial importante que pode fidelizar clientes. Quando os produtos são vendidos virtualmente, como no Mercado Livre, você também oferecer esses diferenciais. Ofereça um atendimento excepcional, responda as mensagens e dúvidas, entre em contato e mantenha-se à disposição.


Lembre-se que a experiência de abrir a caixa é um dos momentos mais esperados pelo comprador. Se ela for positiva, agradável e diferente, com certeza há grandes chances de uma segunda compra.


Se você estiver vendendo livros no Mercado Livre, disponibilize a opção presente, embrulhe em uma folha de papel de seda, decore com fitas, perfume os produtos e proporcione um marca-páginas de brinde.


Tudo isso contribui positivamente com a sua reputação como vendedor no Mercado Livre, que é uma das primeiras coisas que o consumidor verifica antes efetivar a compra.


Proporcione ótimas experiências ao seu cliente e tenha como retorno, muitas vendas.

Espero ter respondido a sua pergunta como vender no mercado livre todos os dias. Mas se surgir mais alguma dúvida, ou se quiser pedir alguma opinião, descreva nos comentários. Terei imenso prazer em responder.


Gostou? Compartilha em suas redes sociais.


 

Deixe o seu comentário para o autor do artigo!


Jociandre Barbosa é palestrante motivacional em vendas, especialista em gestão de vendas, escritor e editor de livros sobre desenvolvimento humano e profissional da UNISV

Palestra Motivacional Jociandre Barbosa o melhor palestrante de motivação em vendas do Brasil

Instagram: @jociandrebarbosa

Facebook: @opalestrantemotivacional

Youtube: @palestradevendas

www.jociandre.com.br


31 visualizações0 comentário