Quando e como surgiu a palestra de motivação? Qual a sua verdadeira finalidade? Quem é o palestrante motivacional e como trabalha? Esta e outras questões são abordadas neste tratado científico sobre palestra de motivação escrito pelo palestrante motivacional Jociandre Barbosa.
O profissional “palestrante motivacional” não só existe como se configura numa posição almejada por muitos e verdadeiramente conquistada por poucos. Não existe uma resolução no Ministério do Trabalho que regulamente a profissão do palestrante motivacional. Definir sua atividade pode ser simples: O profissional que se utiliza das técnicas da comunicação persuasiva com a finalidade de criar o clima motivacional apropriado para que seu público melhore sua maneira de pensar e automaticamente, sua maneira de agir em prol da assertividade. Porém, classificar esta profissão pode ser tarefa complexa, uma vez que não existem normas trabalhistas para respaldar (veja como funciona a profissão do palestrante motivacional em vendas clicando aqui).
Logicamente que para ser um palestrante motivacional é necessário, antes de tudo, ser especialista em alguma coisa. Existem muitos profissionais que se propões a trabalhar com palestra de motivação pelo simples fato de dominarem algumas técnicas da oratória, mas que, não possuem conhecimento específico auto-aplicável, fazendo com que o ouvinte deixe o auditório com a sensação de ter gastado muito por pouco ou por quase nada de retorno. Ou pior, existe aquele que plagia o conteúdo de um livro ou de palestra motivacional de outros profissionais, por não acreditar que possa desenvolver seu próprio conteúdo. Ou seja, como em toda profissão, existem aqueles que não possuem senso de ética profissional. Como exemplo, tem um palestrante bom de mídia, com agenda lotada e que apenas repete uma de minhas primeiras palestras motivacionais, usando inclusive, o mesmo fundo musical para apresentação. No entanto, muitas das táticas que eu ensinava naquela palestra não funcionam mais, uma vez que, o cliente evoluiu e juntamente com ele o mercado. Mas, o palestrante motivacional que mencionei ainda não percebeu isso, e pelo jeito nem os promotores de eventos que continuam pagando honorários exorbitantes para contratá-lo. Até ai tudo bem, o problema mesmo é que o ouvinte se desmotiva a participar de palestras de motivação, por pensar que “são todos iguais”.
Este é o primeiro post abordando este tratado científico sobre a palestra de motivação. Por favor, clique aqui pra ler a continuação no post: “Conceito da palestra de motivação”.
Jociandre Barbosa
Palestrante Motivacional e Consultor em Educação Corporativa