• Jociandre Barbosa

Quanto Vale uma Palestra de Motivação? - Palestrante Jociandre

quanto vale palestra de motivação?


Importante pesquisa realizada pela Universidade de Michigan nos EUA evidencia a importância da motivação nos resultados financeiros de uma empresa.


"Calcula-se que em média, um profissional motivado deva valer pelo menos 30% a mais nos resultados financeiros de uma corporação". É o que afirma o pesquisador Chip Cameron da universidade de Michigan nos EUA.


Os resultados da pesquisa mostram que, por exemplo, após uma boa palestra de motivação ocorreu um aumento semanal nas vendas de uma empresa pesquisada equivalente a 28% a mais que nas semanas anteriores e 67% a mais do que no mesmo período no ano anterior. “Profissionais motivados valem mais para uma corporação, mas, a motivação oferecida por uma palestra, por exemplo, acaba rápido. É preciso que as empresas invistam não apenas em programas motivacionais periódicos incluindo boas palestras, como ainda preparem os chefes de setores para entender os fatores motivacionais de sua equipe. Isso requer investimento em tempo e em dinheiro, mas, os dados de nossa pesquisa mostram que os resultados são visíveis”. Afirma o pesquisador que estudou 16 importantes corporações durante o período de 8 meses com programas alternados de motivação corporativa.


É consenso entre pesquisadores que os impulsos motivacionais nascem de uma série de influencias internas e externas que norteiam o comportamento de uma pessoa para maiores resultados devido a um estado de necessidade ou desequilíbrio inerente ao ser humano. Mas, muita coisa precisa ser revista nos conceitos sobre motivação.


A evolução dos estudos sobre a motivação é lenta, mas, deve-se notar que muita coisa mudou desde Maslow, McGregor e Herzberg. Os fatores que motivam para o trabalho são muito complexos, vão desde as teorias X e Y, da hierarquia da necessidade, da equidade, da expectativa (Victor H. Vroom), da higiene e condições de trabalho, da necessidade (McClelland), do reforço, da determinação de metas (Edwing Locke)’, até fatores pouco estudados, como estilo de vida e alimentação fora do trabalho. Mas, além das políticas motivacionais de uma empresa, é preciso investir em programas incluindo palestras e treinamentos motivacionais, que criem o clima apropriado para motivação com foco nos resultados.


A Right Management, uma conhecida empresa Norte Americana de consultoria em gestão de carreira, realizou um estudo com 30 mil pessoas em 15 países, identificando que profissionais motivados são 50% mais produtivos. O salário ficou em sexto lugar no ranking de fatores motivacionais, sendo que a participação em palestras que mostrem o que a empresa espera de seus colaboradores ficou em terceiro lugar.


No Brasil, diversos estudos são realizados buscando identificar os fatores que cooperam na criação e manutenção de uma equipe motivada e entender o quanto isso vale para empresa.


Um interessante estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso evidenciaram a importância de programas de treinamentos motivacionais com processo de integração entre os departamentos, como os realizados pelo IMBC (vide).


A pesquisa realizada em uma importante empresa do seguimento de materiais de construção da localidade do estudo mostrou que embora os colaboradores estivessem relativamente satisfeitos com o trabalho, eram desestimulados divergência com outro departamento. A exemplo disso: o departamento de vendas vivia inconformado com o departamento de crédito por não liberar a conta necessária para as vendas que eram realizadas aos clientes, enquanto o departamento de crédito não suportavam mais as pressões do departamento de vendas. O departamento de compras apresentou dificuldades no controle do estoque devido à desatenção dos vendedores em consultar o estoque antes da venda. Os vendedores reclamaram da morosidade do departamento de entregas, enquanto os entregadores reclamaram da falta de programação dos vendedores que prometiam entrega imediata sem consultar disponibilidade e, assim sucedia uma cadeia de insatisfação por parte dos funcionários e sucessivamente dos clientes.


Se este é o caso de sua empresa, antes de contratar uma palestra de motivação para seus colaboradores (o que é devidamente importante), invista em um programa de treinamento que trabalhe a integração dos departamentos.


A motivação é o combustível do sucesso, mas, como todo combustível acaba rápido, é preciso saber abastecer da forma correta.


Jociandre Barbosa

Palestrante motivacional

www.jociandre.com.br


REFERÊNCIAS


VINICIUS. A importância da motivação no trabalho em números. Fonte: http://carreiradeti.com.br


LISBOA, Ana Cláudia Ferreira; et al. A importância da motivação no quadro de funcionários de uma empresa. Sinop-MT: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2009.


CAMERON. Quanto vale a motivação de uma equipe? Fonte: http://www.umich.edu/


Como citar este artigo em trabalhos acadêmicos:


SOUSA, Jociandre Barbosa de. Quanto vale uma palestra de motivação?. Portal Motivando Talentos para o Sucesso 2013. Disponível em: <http://www.jociandre.com.br>. Acesso em (data do acesso) 00/00/2013.

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